Calendário

Guia completo para criar, configurar e integrar calendários na Homio

Esta seção apresenta um guia passo a passo para que você possa centralizar e organizar os agendamentos do seu negócio de maneira eficiente. Além de aprender como acessar, criar e configurar seus calendários, você também descobrirá como integrá-los a outras ferramentas e habilitar o recebimento de pagamentos online.


Criando um Novo Calendário

  1. No menu lateral, clique em "Calendários".
  2. Na tela de Calendários, clique no botão "Configurações do Calendário".
  3. Em seguida, clique em "Criar Calendário".
  4. Será exibida uma lista com 6 tipos de calendários. Escolha o tipo de calendário que melhor se adapta às suas necessidades.
  5. Preencha os campos solicitados, entre eles:
    1. Selecionar Membro do Time: Escolha o(s) anfitrião(s) da reunião.
    2. URL Personalizada: Defina uma URL exclusiva para acesso ao calendário.
    3. Aceitar Pagamentos: Habilite a cobrança por serviços no momento da reserva.
      • Selecione um Tipo de Calendário Compatível: Opte por calendários como Reserva Pessoal, Agendamento de Serviço ou Calendário de Eventos, que são indicados para transações comerciais.
      • Integre com um Provedor de Pagamento: Conecte sua conta a gateways como Stripe ou PayPal para processar os pagamentos.
      • Configure o Preço do Serviço: Defina um valor específico para cada sessão, consulta ou evento.

Configurações Avançadas

No canto inferior direito do pop-up da criação de calendário, existe a opção de configurações avançadas.

  1. Detalhes da Reunião: Informações que serão exibidas na página de listagem do calendário.
    1. Logotipo do Calendário: Adicione uma imagem personalizada para identificar o seu calendário.
    2. Título do Convite para Reunião: Defina o título do evento que aparecerá em convites no Google Calendar, Outlook, Apple Calendar, entre outros.
    3. Localização da Reunião: Escolha se o evento será presencial ou online, com integração direta a plataformas como o Google Meet.
  2. Disponibilidade: Nesta seção, você pode definir os horários em que está disponível para reuniões ou compromissos. Isso inclui configurar horas de trabalho semanais padrão e especificar datas ou horários específicos em que você está disponível ou indisponível.
  3. Formulários e Pagamentos:
    1. Formulários Personalizados: Caso precise coletar mais informações além dos campos básicos como Nome, Sobrenome, E-mail e Telefone ao receber reservas neste calendário, você pode criar um formulário personalizado. Para isso, acesse: Sites > Formulários > Construtor. Após criar o formulário conforme suas necessidades, basta selecioná-lo no menu suspenso abaixo para que as novas informações sejam capturadas no momento da reserva.
    2. Pagamentos: Se desejar, é possível exigir um pagamento para que o cliente conclua o agendamento do serviço.
  4. Notificações e Opções adicionais: Nesta seção, é possível configurar como e quando você e seus clientes serão notificados sobre agendamentos, cancelamentos e outras atualizações. Além disso, há opções de personalização para integrar o calendário com serviços externos e definir políticas de cancelamento e reagendamento.
  5. Personalizações: Esse menu permite que você personalize facilmente o visual e o funcionamento do widget de agendamento. Você pode escolher as cores, ajustar os textos dos botões e até ocultar informações extras para deixar a interface mais limpa. Além disso, dá para visualizar as mudanças em tempo real e, se precisar, restaurar as configurações originais com um clique.

Integração com Ferramentas Externas

A integração com ferramentas externas na Homio permite sincronizar eventos, compromissos e chamadas automaticamente. Siga o passo a passo abaixo para configurar essa integração de maneira eficiente.

  1. No menu lateral, clique em "Calendários".
  2. Na tela de Calendários, clique em "Configurações do Calendário".
  3. Acesse a aba "Conexões" para visualizar as opções de integração disponíveis.
  4. A Homio permite conectar diversas ferramentas externas, incluindo, mas não se limitando a:
    1. Google Calendar – Sincroniza automaticamente compromissos e eventos.
    2. Outlook Calendar – Garante que suas reuniões do Outlook estejam sempre atualizadas.
    3. Zoom – Gera automaticamente links de reunião ao agendar compromissos.
  5. Ao selecionar a ferramenta desejada, será necessário conceder permissão a Homio para acessar sua conta externa.
  6. Após configurar, siga estes passos para garantir que tudo está funcionando corretamente:
    1. Crie um evento de teste na Homio e verifique se ele aparece no seu Google/Outlook Calendar.
    2. Agende uma reunião para ver se o link do Zoom ou Teams é gerado corretamente.
    3. Faça alterações nos eventos e veja se a sincronização acontece em ambas as plataformas.