Ligações/SMS

Como comprar e configurar números de telefone para ligações e SMS na Homio

O envio e recebimento de SMS para números nacionais estão desativados temporariamente da plataforma.

Para habilitar o envio e recebimento de ligações pela plataforma Homio, é necessário adquirir um número diretamente em nossa plataforma. O processo é extremamente simples, rápido e intuitivo, veja abaixo:


Como comprar um número Homio

  1. Acesse o menu lateral e clique em "Configurações", localizado na última opção.
  2. Na nova tela, selecione a aba "Números de Telefone".
  3. No canto superior direito, clique em "Adicionar Número".
  4. "Adicionar número de telefone"
  5. Escolha o país desejado.
  6. Se necessário, utilize os filtros para encontrar um número específico. Para filtrar por estado, adicione o filtro "Corresponder a""Primeira parte do número" e insira o código 55(DDD do estado).
  7. Clique em "Aplicar" no canto superior direito do pop-up para confirmar os filtros.
  8. Analise as opções disponíveis, selecione o número que mais lhe interessa e clique em "Prosseguir para comprar".
  9. A cobrança será realizada automaticamente no cartão cadastrado no sistema.

Como configurar um número Homio

Agora que você já adquiriu seu número, existem algumas configurações essenciais que precisam ser feitas para que você possa utilizá-lo plenamente na Homio. Vamos te guiar nesse processo!

  1. Acesse o menu lateral e clique em "Configurações", localizado na última opção.
  2. Na nova tela, selecione a aba "Números de Telefone".
  3. Agora, deve aparecer já o seu novo número na lista.
  4. Em seguida, clique nos três pontos laterais.
  5. Selecione "Editar configuração".

Este menu é um dos elementos mais sofisticados de nossa plataforma. Para que você possa aproveitar ao máximo todas as suas funcionalidades, vamos explorar cada aspecto em detalhes, explicando passo a passo como cada recurso pode ser utilizado


Passar o número chamado como identificação de chamador

Por padrão, se essa opção não estiver marcada, o identificador de chamadas mostrará o número de quem está ligando. Se marcarmos essa caixa, o sistema exibirá como identificador do chamador o número que você adquiriu. Isso pode ser útil para que você sempre saiba que a chamada vem deste subconta específico.


Encaminhar chamadas para

O número de telefone para o qual as chamadas recebidas nesse novo número devem ser redirecionadas (ou seja, quando alguém ligar para o novo número, a chamada será encaminhada para o número salvo aqui).


Use seu número verificado como identificador de chamadas para chamadas de saída

Esta funcionalidade permite que, ao fazer chamadas para fora, o destinatário veja o seu número de telefone verificado como o identificador de chamadas.


Ativar a função de conexão de chamadas

Se esta caixa estiver marcada, você ouvirá uma mensagem (chamada de "sussurro") solicitando que pressione uma tecla para aceitar a chamada. Isso ajuda o sistema a confirmar se a chamada foi atendida por um humano, evitando confundir secretárias eletrônicas com pessoas reais.

Por que ativar essa funcionalidade?

  • Permite ao CRM diferenciar chamadas conectadas de não conectadas.
  • Viabiliza automações como o envio automático de mensagens de texto para chamadas perdidas (mensagem de texto para chamadas perdidas).
  • Ajuda a evitar que o sistema interprete a gravação de um correio de voz como um atendimento verdadeiro.

Gravação de chamada

Se ativada, as chamadas serão gravadas e as gravações serão adicionadas diretamente ao histórico de conversas de cada contato (junto com e-mails, SMS, mensagens de Facebook, Instagram etc.).

Observação: No Brasil, segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados – Lei n.º 13.709/2018) é obrigatório inserir um aviso, como "Esta chamada será gravada para fins de qualidade", para informar ao chamador sobre a gravação.


Tempo limite de chamada

É o tempo (em segundos) que o sistema deixa a chamada recebida tocar antes de encerrá-la ou encaminhá-la para um correio de voz (pessoal ou pré-gravado no CRM).

  • Cenário 1: Se você quiser que a pessoa chegue ao seu correio de voz do celular, deixe este campo em branco ou coloque cerca de 60 segundos.
  • Cenário 2: Se você quiser usar um correio de voz pré-gravado no CRM, defina o tempo limite para cerca de 20 segundos (ou um valor que evite cair na caixa postal pessoal).
  • Cenário 3: Se quiser que as chamadas recebidas caiam imediatamente no correio de voz pré-gravado do CRM, coloque algo entre 1 a 4 segundos. Certifique-se de ter enviado o arquivo MP3/WAV nas configurações de "Informações do Negócio" ou do perfil do usuário.

Tempo limite de chamada de saída

É o tempo (em segundos) que o sistema deixa a chamada de saída tocar antes de desligá-la.

  • Definir um tempo menor, por volta de 30 segundos, reduz as chances de cair na caixa postal do destinatário, o que pode ser útil para campanhas de envio de mensagens de voz ou para equipes que ligam para listas grandes e querem falar somente com leads que atendam de imediato.

Encaminhar chamadas recebidas para usuários selecionados (Importante)

Permite que chamadas recebidas sejam tocadas nos telefones de vários usuários (membros da equipe) simultaneamente. Você pode escolher até 7 usuários para receber as chamadas, aumentando as chances de alguém atender. Caso nenhum usuário atenda dentro do tempo limite, a chamada segue o fluxo de encaminhamento configurado (por exemplo, correio de voz).